Pestana no violão, como indicar?

• Mar 31, 2016 - 13:33

Amigos, gostaria de saber como indicar pestanas e meias pestanas em partituras para violão. Desde já agradeço as dicas.


Comments

Na paleta "linhas" tem como indicar a casa e colocar a linha que indica até que parte da partitura a pestana vai... Infelizmente não tem nenhuma maneira, oficialmente pelo menos, de indicar se é pestana inteira ou meia...

In reply to by alepeccioli

Obrigado pela dica, alepeccioli, ajudou muito! Em retribuição, aqui vai outra: para indicar meia pestana, pode-se clicar com o botão secundário do mouse sobre a linha, depois em "Propriedades da Linha" e, na janela que se abrirá, no campo de edição "Texto", abaixo de "Início", digitar "Alt+171" no teclado numérico para obter a fração "½" e a letra "C" antes do número da casa onde se fará a pestana. Assim, se quisermos, por exemplo, meia pestana na casa III, teremos "½ CIII".

In reply to by musilu

Olá, musilu. Encontrei uma maneira bem legal para fazer a meia pestana. Selecione uma nota, clique em "Texto" e depois na opção "texto de sistema". Escreva "C". Depois, selecione a mesma nota que você selecionou para escrever o texto e clique em "Linhas". Feito isso, é só dar 2 cliques na linha e você pode deixá-la na vertical e diminuí-la. Espero ter ajudado, até mais.

In reply to by Éder David

Oi, Éder David. Sua ideia é bem criativa e resolve o problema do ponto de vista do aspecto gráfico, mas, além de ser um pouco trabalhoso fazer isso cada vez que é necessário, a linha não acompanha a letra "C" quando se reformata a partitura, alargando ou estreitando o compasso onde foi indicada a meia-pestana. Além disso, me parece praticamente impossível manter a consistência do símbolo criado em toda a partitura. Mesmo assim, muito obrigado pelo interesse!

vai em 'visualizar' abre a "paleta principal" (que não é aquela q fica ja exposta na tela inicial) procure por 'simbolos'.....lá tem com umas duas fontes diferentes

Consegui da seguinte forma para meia pestana: selecione a nota de referência, texto de pauta, selecione a fonte Tef265, tecle shift + a tecla "-". Aparece o C cortado, símbolo da meia pestana, acrescente o número da casa em questão. Espero ter ajudado. Abs

Selecione a nota ou as notas onde a meia pestana será acrescentada. Selecione System em Paletas. Clique na palavra System na partitura e clique em Propriedades e, em seguida, clique em Texto. Clique no local onde o texto será escrito e abra o atalho "Win + ." Abrirá o teclado de Emojis e outros simbolos. A quinta opção de simbolos caracteres especiais onde será encontrado o símbolo ₵. Basta clicar nele e ele já será colocado na partitura. Daí é só complementar a informação da casa e partir para o abraço.

A outra opção é mandar pesquisar na barra de buscas do Windows o "mapa de caracteres". Abrindo o mapa , tem que fazer uma busca visual. Nele é possível escolher o tipo de letra para que fique igual à fonte usada no Musescore. Clique no símbolo e ele será gravado na caixa de texto da palavra System, conforme post anterior.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.