Do Central aparece como C4. Como faço para configurar que apareça como C3?

• Apr 21, 2020 - 23:46

Quando insiro um com clave de sol em qualquer instrumento que não seja transpositor, um Dó na primeira linha suplementar inferior aparece como do4 como faço para que o musescore mostre do3?


Comments

In reply to by mjbartemusica1

Na realidade não é bem assim. No Brasil o Dó central, que é escrito na primeira linha suplementar inferior na clave de Sol e na primeira linha suplementar superior na clave de Fá (daí o nome Central) é representado na escala geral como Dó3, como pode ser comprovado nos livros da Maria Luisa Priolli ou Bohumil Med. Entretanto, esta mesma nota em países de língua inglesa é identificada como C4. Há ainda outros métodos para representar a escala geral. O Musescore adota a nomenclatura inglesa. Não consegui encontrar uma maneira de modificar esse parâmetro. Dá uma olhada em https://musescore.org/en/node/36621 que é relacionado com o tema.

In reply to by mtuliosax

Boa Noite! Obrigado! Não quis esticar a discussão mas você acertou em cheio o meu questionamento, minha fonte também era o Bohumil Med, mas sou iniciante no fórum, e prudencia, canja de galinha e dinheiro no bolso não faz mal pra ninguem, então preferi aguardar que alguem que também tivesse essa visão se manifestasse. Vou seguir na procura de se é possível configura assim, ademais é só uma questão indicativa visual. Novamente obrigado e um grande Abraço!

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.