Como reduzir a distância entre pautas?

• Dec 4, 2018 - 08:49

Aprendi a aumentar a distância entre pautas, na Paleta - em Quebras e Espaçamentos - o símbolo com a seta para baixo, permite afastar uma pauta da outra.
Mas, como faço para diminuir a distância entre duas pautas? Tentei usar o símbolo com a seta para cima mas não resolve, não reduz a distância. Como fazer?


Comments

Olá Staneck!
Parece que o Musescore ainda não possuiu uma ferramenta que permite este procedimento no entanto, podemos ajustar seguindo os passos:
1- Ative o menu "Estilo" e clique na opção "Geral"
2- Na janela "Editar Estilo" selecione do lado esquerdo da opção "Página"
3- Altere as opções de medidas: Distância entre pautas, Distância min. do sistema, Distância do sistema duplo e Distância máx. entre sistemas.
4- Clique em aplicar para conferir e Ok.

Espero ter ajudado!

Marcos

In reply to by mjbartemusica1

Olá, Marcos,

Quero agradecer muito a sua tentativa de ajudar. Quando li sua mensagem, pensei que a questão estava resolvida, porque trata-se exatamente dessa questão que você falou, distância entre pautas, distância mínima do sistema, etc, mas entrei lá no menu Estilo, encontrei todas as opções que você muito bem orientou, mudei os valores de cada opção de medidas, dava e depois , mas nada mudava, nenhuma das opções alterava nada na pauta. Um exemplo, 6,5 sp (é o que encontrei lá, então eu baixava para 3,5 sp, clicava em e . Nada acontecia. Fiz isso em cada uma das outras opções, nada acontecia.
Sem querer te dar trabalho, quando você altera essa opção aí no seu Musescore, você vê que altera a distância entre as pautas?? Parece o óbvio, mas aqui no meu Musescore não altera nada.
Mas, agradeço muito sua tentativa de ajudar. Meu Musescore é a versão 2.0.1, será que é isso?
Um abraço, Marcos.

In reply to by staneck

Marcos,

Complementando, depois de alterar as medidas , eu clicava nos botões Aplicar e depois OK, é que isso eu coloquei entre tags na minha mensagem anterior para você, mas não apareceu na mensagem, só pra esclarecer que não esqueci de clicar nos botões Aplicar e Ok.
Abç
Staneck

In reply to by staneck

Se houver apenas um instrumento na partitura, a configuração que precisa ser alterada é a distância mínima do sistema e, possivelmente, a distância máxima do sistema.

Para entender o MuseScore, toda vez que um ou mais instrumentos iniciam uma nova linha, é um novo sistema. Se houver mais de um instrumento, cada instrumento possui seu próprio pentagrama, mas com apenas um instrumento, o MuseScore considera esses pentagramas como sistemas.

In reply to by mike320

Sim, é o meu caso, apenas um instrumento, mas eu altero a distância mínima do sistema, mas nada modifica a distância entre os sistemas. Já fiz alterações em todas as opções, mas nada muda. Mas, agradeço muito a sua ajuda, mike320.

In reply to by staneck

Eu suspeito que há um problema no entendimento, provavelmente da minha parte.

Em Style-> General-> Page existe uma distância mínima do sistema e uma distância máxima do sistema. Se você quiser os sistemas mais próximos, você precisa diminuir a distância mínima do sistema. Tenha em mente que, se mais sistemas não forem colocados na página, as distâncias do sistema permanecerão as mesmas devido à distância máxima do sistema. Neste caso, você precisa reduzir a distância máxima do sistema.

Eu não sei porque você quer os sistemas mais próximos, talvez se eu soubesse que isso ajudaria você mais facilmente.

In reply to by mike320

Olá!
O que o mike320 comentou é realmente o que acontece:
Se houver apenas um instrumento na partitura, a configuração que precisa ser alterada é a distância mínima do sistema e, possivelmente, a distância máxima do sistema.

Para entender o MuseScore, toda vez que um ou mais instrumentos iniciam uma nova linha, é um novo sistema. Se houver mais de um instrumento, cada instrumento possui seu próprio pentagrama, mas com apenas um instrumento, o MuseScore considera esses pentagramas como sistemas.

Este recurso é muito importante para realizarmos alguns ajustes na partitura. Realizei o procedimento conforme disse e deu tudo certo, realmente a distância modifica. No entanto, a versão do meu Musescore é 2.3.2. Seria de quande valia vc realizar a atualização para esta versão mais atual.

Abraço!

In reply to by mjbartemusica1

2.3.2 é a versão mais recente. Se você ouviu que o beta 3.0 foi lançado, esta é a próxima versão. Ainda está cheio de bugs, como é esperado, então não é para criar partituras que você não gostaria de perder. Uma segunda versão beta será lançada nas próximas várias horas. Eu suspeito que isso terá alguns novos bugs devido a algumas mudanças importantes das versões anteriores. Embora eu tenha lhe dado um aviso, quanto mais pessoas testarem os betas, melhor será a versão final 3.0.

Eu tenho testado a próxima versão, 3.0, e funciona da mesma maneira, embora alguns dos menus tenham sido movidos. Os pentagramas são os mesmos e os sistemas são os mesmos. Há alguma mudança automática nas distâncias, mas elas podem ser evitadas.

In reply to by mike320

Sim! Eu já li muitas informações sobre o beta 3.0, ainda não testei porque o mesmo só funciona em SO de 64 bits e o meu ainda é de 32 bits. Como possuo vários softwares antigos que funcionam muito bem em 32 bits, tenho receio de fazer a atualização e os mesmo não funcionarem corretamente em 64 bits.
Mas já ví alguns comentários que o beta 3 tem muitas melhorias, principalmente gráficas.

In reply to by mjbartemusica1

Houve discussão sobre se pode haver uma versão de 32 bits sem suporte para o Windows, e parece haver alguma dúvida. Se você estiver usando um sistema Linux, isso não deve afetá-lo, embora eu não saiba nada sobre o Linux. Se você tem ou está pensando em usar o linux, então eu sugiro que você use o fórum de Engish e use um tradutor, se você precisar de um para perguntar sobre isso lá.

In reply to by mjbartemusica1

Aos meus amigos do Fórum, mike320 e ao mjbartemusical, vocês foram realmente lutadores, e foram até me mostrar onde realmente estava o problema, nos seus últimos posts vocês apontaram, não basta reduzir apenas a "distância mínima do sistema", mas reduzir também "a distância máxima do sistema", e eu fiz exatamente isso, e o resultado foi preciso, os sistemas se aproximaram. Assunto concluído, fechado.

Mas com os posts de vocês aprendi mais do que isso, aprendi outras questões importantes, esse conceito de sistemas quando é apenas um instrumento. etc. E ainda encontrei lá no menu Estilo, Página, como ocultar "fórmula de compasso de precaução", é que eu não gosto quando mudo o compasso, e aparece a nova fómula antecipadamente(precaução). Então, aprendi a desativar essa precaução. Vários ganhos com a ajuda de vocês, muito obrigado amigos.

In reply to by mjbartemusica1

@mjbartemusica1

Esta información aún no es definitiva, pero suena como una versión de MuseScore para Windows 7 de 32 bits y posterior sin soporte se lanzará en algún momento después del lanzamiento final de la versión 3. Es posible que algunas funciones no sean posibles en esta versión pero obtendrá la mayoría de los beneficios de la versión 3. Si escucho más, actualizaré esto.

In reply to by mjbartemusica1

Consegui com a seta pra baixo na paleta, na aba de Quebras e Espaçamento.
Adicionei um compasso a mais ao final da música, inseri uma "quebra de linha" pra o compasso ficar sozinho na linha de baixo, coloque uma seta para baixo no compasso que fica no início da penúltima linha e aumenta a distância até o compasso q está só chegar no limite da folha. Assim ele sobe as pautas de cima, antes de jogar o compasso pra outra folha!!! Depois é só deixar o compasso todo invisível.
Espero q tenham entendido!!! Aq resolveu meu problema!!!

  1. No menu lateral vá até a opção "Quebras e espaçamento"
  2. Clique na ferramenta "espaçador de pauta fixado"
  3. Araste até a pauta desejada
  4. No inspetor (aperte f8 caso não esteja na tela), coloque a distancia desejada

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.