Abandono

• Apr 4, 2019 - 10:38

Infelizmente estou abandonando definitivamente o Musescore. A forma de manipulação de compassos é muito ruim; não há um forma fácil e lógica de manipular os compassos e é muito difícil deixá-los com aspecto profissional. Fiz uma apostila de atalhos de quase vinte folhas e tudo que eu precisava que o Musescore fizesse eu consegui igual ao programa Finale. Meu único problema foi a manipulação dos compassos. Ainda vou continuar com o velho Finale, mesmo sendo de edição mais antiga as coisas podem ser feitas de forma manual ou automática dando menos trabalho e com resultados melhores.


Comments

Bom dia amigo!

Especificamente qual o maior inconveniente que acontece?
Eu também percebo que a maior dificuldade é vc transportar compasso(s) para os outros sistemas abaixo ou acima.
Pois estou com um arquivo que o Musescore não aceita nenhuma das possibilidades escritas no manual.
Será que Vc poderia disponibilizar disponibilizar estes atalhos que vc confeccionou?
Abs
Marcos

In reply to by roninho aguiar

Achei complicado, mudar os compassos de lugar. No Finale eu configuro cada sistema do jeito que eu quiser: se quiser o primeiro sistema com 3 compassos, o segundo com 9 e o terceiro com 1, eu consigo e o que é melhor: o Finale faz a disposição na página ficar perfeita. Não estou dizendo com isso que a partitura ficou linda. Estou dizendo que quem decide como ela vai ficar, sou eu. Veja a imagem em anexo.

Attachment Size
imagem.jpg 133.26 KB

In reply to by mjbartemusica1

Na verdade eu queria abandonar o Finale por ser caro e iria migrar para o Musescore que é de graça e bem mais leve. Pela sua ideia, eu teria que ter os dois programas. Ja mexo com finale a mais de 20 anos. Queria ter apenas o Musescore se ele fizesse tudo o que preciso. O Finale tem muitas ferramentas mas, na prática, nao se utiliza 70% delas. Então eu pensei que o Musescore me atenderia naquilo que é básico mas não deu certo. Pra ter dois programas a melhor opção é usar aquele que faz tudo, você não acha?Pra voce ter uma idéia, fiz até uma fonte truetype para escrever cifras. Ainda está em testes mas já utilizo. Fiz pra usar no Musescore.

In reply to by roninho aguiar

Parece que você pode fazer quase a mesma coisa quase tão fácil com poucas exceções.

Eu nunca usei o Finale, então não sei suas capacidades. Do que você diz, você pode dizer a Finale que você quer tantos compassos em um pentagrama. Você pode fazer o mesmo no MuseScore, inserindo uma quebra de sistema. Se não houver compassos suficientes, você tem duas opções: reduza a duração da composição selecionando-as e pressione "{" várias vezes ou altere a escala no layout da página. O método pode ser diferente, mas os resultados são os mesmos.

O final pode reduzir o tamanho de sistemas individuais ou pentagramas, mas provavelmente não é o caminho para obter os melhores resultados. Há alguém que recentemente falou sobre adicionar uma capacidade semelhante ao MuseScore, embora eu não saiba se eles farão isso.

Nos dois programas, se você não gostar dos resultados, terá que alterá-los. Eu não entendo como diferentes método faz valer a pena um monte de dinheiro para Finale.

In reply to by mike320

Como eu disse meu Finale é antigo e sempre teve esta ferramenta. Não tenho condições de comprá-lo e também não tenho interesse. Eu faço partituras para registro mas faz muito tempo que eu apenas copio partituras. Tenho muitas partituras bque estão ruins de ler e, de vez em quando, copio alguma para não perder a prática. Eu queria apenas que tivesse um programa que fizesse tudo que eu preciso. Quem sabe numa próxima atualização?

Vocês dois têm sido bastante vagos em seus problemas com o MuseScore. Se você fosse mais específico, alguém poderia ajudá-lo a aproveitar mais o MuseScore.

@mjbartemusica1. você deve iniciar um novo tópico para tornar mais fácil para todos acompanharem duas conversas.

In reply to by mike320

Bem, eu peguei mas de 40 tutoriais na internet e Youtube. Alguns em inglês, outros em espanhol e em português. Peguei TODOS os manuais disponíveis no site inclusive o 3 (que é em inglês);baixei apostilas; entrei no forum e pesquisei em TODOS os assuntos; fiz perguntas em várias línguas e não consegui uma solução. Se ainda assim você achar que estou sendo vago...

In reply to by mike320

Boa tarde (no Brasil) mike320, tudo ok?
Afirmo que em nenhum momento questionei referente "problemas" no Musescore, apenas peço ajuda e orientação em relação ao mesmo. Um assunto "vago" seria não ter fundamento e nem sentido, toda vez que preciso de orientação você me orienta de forma segura e eficaz, então não considere "vago". Pois não domino inglês e percebo que vc é um profundo conhecedor do Musescore.
Não iniciei um novo tópico porque entendo ser o mesmo assunto, apenas propus uma "troca de idéias". Quero agradecer-lhe imensamente e parabeniza-lo por tanto que tem me ajudado nas dúvidas.
Embora sou iniciante no Musescore ,tenho aprendido muito e já estou realizando importantes trabalhos que em breve estarei disponibilizando aqui no site ok.
Teria possibilidade de me orientar nos dois tópicos anteriores?
Antecipo agradecimentos!
Att
Marcos

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.