Como fazer grupo de colcheias com mínima na outra voz

• Jun 29, 2019 - 16:38

Olá amigos do Fórum. Estou precisando de escrever uma partitura em compasso binário, mas usando duas vozes. Na Voz 1, uma linha de solo, formada por 4 figuras, uma pausa de colcheia, colcheia, colcheia e colcheia, totalizando 2 tempos do compasso.

Na Voz 2, apenas uma mínima, na cabeça do tempo 1, ou seja, essa nota toca ao mesmo tempo em que fica a pausa de colcheia lá da Voz 1. Eu sei escrever isso no Musescore, sei usar a escrita em duas vozes, mas preciso que nessa mínima da Voz 2, saia a haste para cima que vai compor um grupo com as outras 3 colcheias, como se fosse um grupo comum de 4 colcheias, mas no lugar da primeira colcheia é essa nota de 2 tempos(mínima) da voz 2. Então, se estou conseguindo explicar, a pausa de colcheia da Voz 1 não aparece na partitura, no lugar dela toca a nota de 2 tempos(branca). Melhor explicando, preciso colocar uma nota branca(mínima) e mais 3 colcheias, formando um grupo de 4 notas com hastes, mas a primeira nota do grupo não é colcheia , é mínima(branca). É uma escrita para violão solo, então o polegar toca uma nota grave(branca) e a melodia toca 3 colcheias, é só isso o padrão.

Não estou conseguindo fazer, se alguém puder me ajudar, agradeço muito, porque essa música que estou escrevendo usa esse grupo de notas por toda a música. Meu abraço a todos.


Comments

In reply to by mike320

Boa tarde (no Brasil) mike320!

Anexei um arquivo que entendo do que o ivansiqueira1 deseja.
Caso positivo os passos são o seguinte:

  1. Faça a primeira voz (quatro colcheias) normalmente.
  2. Faça a segunda voz ( uma mínima) normalmente na mesma ulsação da primeira colcheia sendo que, as duas notas (mínima e colcheia) irão ficar lado a lado.
  3. Oculte atalho "V" a primeira colcheia do grupo da primeira voz.
  4. Neste procedimento o Musescore parece não definir precisamente a mínima como uma nota branca, somente muito rapidamente no momento do play.

Abraço amigos!

Attachment Size
NOTES.mscz 3.18 KB
NOTES.pdf 5.3 KB

In reply to by mjbartemusica1

Amigo, mjbarte,
Sua dica foi preciosa, era exatamente isto que eu precisava, coloco uma colcheia(falsa), e coloco a mínima da voz 2 ao lado dela. Desabilito [Exibir elementos invisíveis], e digito "V" na falsa colcheia. Funcionou maravilhosamente! Tô te devendo essa amigo, muito agradecido. Ivan

In reply to by mjbartemusica1

Fico feliz em ver alguém ajudando neste fórum.

Continuarei a ajudar, mas há momentos em que me perco porque não estou lendo o português. Eu quero ajudar, então eu vou fazer perguntas para esclarecimentos. Eu acredito que a pergunta original teria sido suficiente neste caso se eu pudesse ler em português.

In reply to by mike320

Ao mike,
Não tenha essa preocupação com o português correto, porque mesmo nós, os brasileiros, não sabemos muito a nossa língua portuguesa, vamos escrevendo como podemos. Tudo o que você escreve dá para entender, e sua ajuda é valiosa. Língua portuguêsa é difícil mesmo, mas você chega lá! Tá quase!

In reply to by mike320

Sim, mike, o mjbarte me ajudou muito, espero poder ajudar a ele e a outras pessoas, porque esse é mesmo o caminho de uma vida melhor, ajudarmos ao próximo, acredito que um dia vai chegar na vida onde todos desejarão ajudar, vai ser uma briga para ver quem ajuda mais!! Acredito que esse dia vai chegar, mas enquanto ele não chega, estar aqui na companhia de vocês que têm me ajudado, já é o suficiente. Às vezes sinto conhecer pouco o Musescore e não poder ajudar a outros, me culpo de só receber ajuda e não poder ajudar, mas quem sabe uma hora consigo dar minha contribuição. Esse Fórum é diferenciado na Internet, pela atuação de pessoas como você, sempre disposto a ensinar. Parabéns! a você e a seus pais que o tornaram assim!

In reply to by mjbartemusica1

Sim, mjbarte, sou do Brasil. Já toquei guitarra elétrica, e atualmente toco violão solo (fingerstyle). Já usei outro software para fazer minhas partituras, mas agora estou usando apenas o Musescore versão 2.01, aprendendo ainda a usar o software, mas já consigo fazer algumas coisas. Quero agradecer sua ajuda, amigo, e conte comigo, embora eu saiba pouco sobre o Musescore. Grande abraço pra você.

In reply to by mjbartemusica1

Desculpe, só agora vi sua resposta. Eu não tenho prática de Fórum, frequentei um sobre uma linguagem de programação, mas era diferente desse Fórum aqui, então estou um pouco perdido ainda em como encontrar as postagens. Mas respondendo a você, eu usei muito o Encore, e depois o Finale, mas eram no computador de uma amiga minha. Eu fiz a opção de usar o Musescore porque é um freeware, e eu acho que ele é um editor de partituras bem satisfatório, gosto dele.
Sim, você tem toda razão, é preciso atualizar o Musescore, para a versão atual, só não fiz isso ainda com receio de não poder usar as coisas que já fiz na minha versão, e ter que fazer tudo novamente. Mas até para esse convívio com vocês aqui no Fórum, seria melhor que todo mundo tenha a mesma versão e falar para facilitar nossa colaboração. Na verdade, eu não tenho colaborado com nada, porque vocês sabem muito mais do que eu, só aprendo com vocês, e só tenho a agradecer. Mas, quem sabe um dia ainda dou minha ajuda.
A qualquer momento faço a atualização para a versão 3.2.1, aí é que eu não vou pra praia, mesmo!! rs rs rs Abraço.

In reply to by ivansiqueira1

Quando você atualizar para a versão atual (3.2.2 agora), você poderá usar a maioria das suas partituras criadas na versão 2.3.2. Se você fez muitos ajustes, talvez queira manter a versão antiga, mas a versão 3 coloca as pontuações em uma pasta diferente da versão 2 para que sua partitura antiga ainda esteja lá. É melhor manter suas partituras separadas dessa forma, já que não é possível abrir uma partitura da versão 3 na versão 2.

In reply to by mike320

No meu caso, problema pra mim seria se a versão 3.2.2 não abrisse os arquivos que fiz na versão 2. Mas é sabido que em geral, e para qualquer software, versões mais novas abrem perfeitamente arquivos gerados em versões antigas, o contrário é que não é necessariamente verdadeiro, como você bem o disse.
Mas não tenho muita coisa, apenas algumas partituras feitas para um único instrumento(acoustic guitar) e alguns trabalhos didáticos. Meu interesse maior não é o arquivo no formato mscz, mas no arquivo no formato pdf. Raramente ouço o que estou gerando no Musescore (.mscz), digito notas sem ouvir o som delas, o que preciso é da partitura impressa em papel, a partir do PDF. Ou seja, uso o Musescore como é a função dele, um editor de partituras, e não como um editor de gravação(DAW), como Sonar, Audacity, Protools. etc. Não tenho experiência em nada disso, apenas faço minhas partituras. A qualquer momento vou migrar para o Musescore 3.2.2. Rezem por mim k k k k.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.