Como mover notas dentro do compasso

• Jul 1, 2019 - 07:00

Bom dia, amigos,
Nem sempre as notas ficam localizadas no compasso na posição ideal, uma questão apenas de visual. Por exemplo, em um compasso 4/4, coloco uma semibreve no compasso, ela fica localizada no início da barra inicial do compasso, mas algumas vezes desejamos que ela fique exatamente no meio do compasso. Como mover a nota para uma posição desejada no compasso?


Comments

In reply to by ivansiqueira1

Bom dia!
No caso da semibreve seleciono a nota, ativo o inspetor F8 e na aba Segmento "Espaço anterior" realizo configurações nas setinhas ao lado. Não sei se este procedimento é o correto mas resolve. Este procedimento realizo também com outras figuras que tem haste como a semínima, colcheia entre outras...As vezes também o mik320 pode nos orientar caso o que eu estou argumentando esteja incorreto.

In reply to by mjbartemusica1

Bom dia, mjbarte,
Fiz o que você ensinou, e funcionou muito bem. Eu não sabia que existia essa seção no Inspetor. Mas eu fiz no item Elemento(Deslocamento horizontal) porque no item Segmento(Espaço anterior) a semibreve não avançou até o meio do compasso, ela atingiu 10,00 sp e não avançou mais. O problema é que no item Elemento(Deslocamento horizontal) o tamanho do compasso também se desloca, ele vai aumentando para a direita e os outros compassos seguintes vão se reduzindo em tamanho. Mas acabei chegando a uma situação que me agradou. Se o mike320 puder nos ajudar com alguma informação, seria muito bom.
Gostei de conhecer isso que você passou, porque existe uma outra questão que ainda não sei resolver, é quanto a aumentar o tamanho dos compassos, sempre preciso disso, e não sei fazer, provavelmente é feito de outra forma, mas isso que aprendi a fazer hoje já pode valer em certas situações. Obrigado.

In reply to by ivansiqueira1

É melhor mover as notas usando a seção de acordes. Se você tiver um semínimo, somente a cabeça se moverá se você usar o elemento e o haste será deixado para trás. Outro problema com a mudança do segmento é que todas as notas nessa batida nessa medida serão movidas se você tiver mais de um instrumento.

A largura do compassos pode ser aumentada inserindo-se notas no compasso e o MuseScore automaticamente as tornará mais largas. Você também pode permitir menos compassos em um sistema usando uma quebra de sistema. Os compassos serão ampliados para que eles preencham o sistema.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.