Como alargar os espaços da pauta

• Jul 1, 2019 - 16:46

Olá, amigos do Fórum,

Estou precisando alargar a pauta no sentido vertical, ou seja, aumentar o espaço entre as linhas da pauta. Suponha um sistema de um único instrumento.
Eu aprendi a fazer isto, seleciono um compasso qualquer, entro em , e na aumento de 100% para 140%. A pauta fica mais larga. Mas o problema é que toda a pauta fica mais larga.
Então, eu uso uma QUEBRA DE LINHA, e deixo a primeita pauta com apenas 3 compassos, as outras linhas da pauta podem ficar com qualquer número de compasso. O que eu desejo é alargar apenas esses 3 compassos iniciais da primeira linha. Mas não consigo, usando a todos os compassos da partitura são aumentados. Alguém saberia fazer isto?


Comments

Esclarecendo melhor porque o texto anterior saiu truncado. Eu entro em e em aumento de 100% para 140%, por exemplo. Mas todas as pautas aumentam na partitura inteira. Eu preciso fazer isto, mas em apenas 3 compassos iniciais, nos quais separei com QUEBRA DE LINHA. Podem me ajudar?

In reply to by ivansiqueira1

É incrível mas eu estava usando tags no texto e saiu mais uma vez truncado. Vou repetir sem usar tags.
Eu seleciono um compasso qualquer, entro em Propriedades da Pauta, e no item Escala, aumento de 100% para 140%. E a pauta é alargada, mas toda a pauta. Eu preciso alargar apenas 3 compassos iniciais, que separei usando QUEBRA DE LINHA. Então, a primeira linha da pauta só possui 3 compassos, e são esses os compassos que desejo alargar, apenas.

In reply to by ivansiqueira1

Eu não entendo porque você gostaria de fazer isso, então pode haver uma maneira melhor se você explicar o que você quer fazer.

Minha primeira ideia é adicionar um instrumento do mesmo tipo (pressione i). Faça o ajuste nas propriedades de pentagrama / peça para um dos instrumentos e use uma quebra de sistema para garantir que ele tenha 3 compassos. Em pentegram / part properties altere "Hide when empty" para sempre para o pentagrama depois de colocar notas nele. Você ainda terá um pentagrama vazio para o outro instrumento. Você precisa inserir todas as notas para esse instrumento e, em seguida, alterar "Ocultar quando vazio" para sempre para esse pentagrama também. Se você ocultar pentagramas vazios antes de inserir notas, não poderá vê-los para inserir notas.

In reply to by mjbartemusica1

Não é exatamente, mas é uma necessidade especial quando preciso projetar pautas bem largas para crianças, elas reconhecem melhor as notas quando as pautas são largas, mas é preciso mostrar as duas coisas ao mesmo tempo, é um erro didático trabalhar com pautas largas sempre, então, aprendi com o Prof. Heinz Teuchert que devemos mesclar pautas largas com pautas normais. Não estou sabendo explicar como é esse modelo de pauta, é como se uma pauta pequena aparecesse paralela a pauta larga, mas não é por toda a partitura. Mas eu já sei fazer a pauta larga, usando as Propriedades da Pauta. Obrigado, mjbarte, pela ajuda.

Simples, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer compasso e escolha "propriedades da Pauta/Parte". Aí vc muda o que quiser, inclusive a distancia entre linhas. Have fun! :-)

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.