Vários itens

• Jul 22, 2019 - 13:43

Estou tentando executar as seguintes situações:

1: separar os compassos (exemplo: uma linha está com 10 compassos, quero que tenha 5)
2: juntar mais de duas colcheias em um mesmo "diagrama" (vamos supor que eu tenha 4 colcheias, o programa está separando duas e duas)
3: Colocar duas notas, uma de ponta cabeça para outra (acho que chamam de "duas vozes").

A versão que estou usando é: 3.2.3.7635.

No primeiro item, no programa que tenho instalado em um computador, basta eu "dar" enter onde eu quero separar, mas no computador que uso neste momento não estou conseguindo.

oBS: estou tentando copiar a partitura em anexo para converter para cello e violino.
Grata desde já.

Attachment Size
suíte número 1 - Peer Gynt.pdf 665.5 KB

Comments

  1. Se você tiver um computador desktop (não um laptop), poderá usar a tecla enter ou return no teclado com o alfabeto para iniciar uma nova linha. Aquele no teclado numérico não funciona para isso.

Se isso não for possível, você pode usar a paleta de quebras e çamentos para inserir uma quebra de sistema.

  1. Você provavelmente anexou a partitura errada, já que isso é em 6/8, então não há grupos de 4 notas, mas isso não importa.

Você pode alterar o agrupamento de notas, uma de cada vez, usando as propriedades das barras da paleta de ligações para apenas alguns grupos. Para toda a pontuação, clique com o botão direito do mouse na fórmula de compasso, escolha as propriedades da fórmula de compasso e ajuste as barras

  1. As vozes são explicadas em https://musescore.org/en/handbook/3/voices. Ele nunca foi traduzido para o português, então você pode precisar usar o Google ou outro tradutor para lê-lo.

Basicamente, para inserir notas em uma voz diferente de 1, pressione N para entrar no modo de entrada de notas e pressione ctrl + alt + # para selecionar a voz desejada. (# = 1, 2, 3 ou 4). Você geralmente deseja inserir todas as notas com a haste apontando para cima na voz 1 e a haste apontando para baixo na voz 2.

Se você tiver outras dúvidas, fique à vontade para perguntar e eu farei o meu melhor para ajudá-lo como sempre.

In reply to by Ileusis Luna

Eu não me importo em ser abusada, especialmente por uma dama. 😉 Mas, é melhor começar um novo assunto para uma nova pergunta no futuro. Isso torna mais fácil para os outros encontrarem a mesma resposta.

Eu vi Bach fazer isso antes. Você precisa inserir as notas apontadas na voz 1 e as notas apontadas para baixo na voz 2 (não esqueça os silêncios). Em seguida, siga estas etapas para que funcione

Selecione um silêncio onde você precisa de uma barra e clique duas vezes no ícone da barra do meio. Isso conectará as notas.

Repita isso para todos os silêncios.

selecione os silêncios na voz 2 e mova-os para que as barras não fiquem muito baixas.

Selecione os silêncios e pressione v para torná-los invisíveis. (você pode fazer isso assim que você mover cada silêncio, se quiser).

Neste ponto, é melhor usar o menu Exibir e desmarque Mostrar invisível para ocultar os restos vazios.

Para aplicar as ligaduras entre notas, clique em uma nota e depois em ctrl + clique na outra nota e pressione s.

Você pode precisar pressionar x para virar as ligaduras para que elas pareçam certas.

Se pressionar x para virar uma ligadura ainda faz com que pareça ruim, segure a tecla alt e mova a ligadura um pouco para ativar a colocação automática. As barras tentarão evitar as ligaduras se você não fizer isso.

Você pode então clicar duas vezes na ligadura e mover as caixas finais para fazer a ligadura parecer melhor. Eu tive que fazer isso no último.

Deixe-me saber se isso não está claro.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.