Simbolos do Flamenco

• Aug 27, 2019 - 09:37

Olá amigos do Fórum, saudação a todos!
Estou escrevendo partituras para guitarra flamenca, e esse estilo como todos sabem usa muito símbolos, pictogramas, que servem para expressar a escrita musical, usa-se setas para rasgueos, linhas sinuosas para rasgueados, figura quadrada para indicar golpe no tampo do violão, e muitos outros símbolos.
Procurei no menu Visualisar, nos submenus Paleta Principal, Símbolos, Guitar, mas não encontrei esses símbolos típicos do violão flamenco. Alguém saberia me informar como posso encontrar essas figuras?
E uma outra questão, será que haveria um modo de personalizar esses símbolos do Musescore, podendo o usuário criar seus próprios símbolos e adicionar uma Categoria de símbolos a esta Paleta Principal, exemplo, Violão Flamenco.
Uma abraço a todos, e a quem possa me ajudar.


Comments

Eu precisaria ver imagens dos símbolos para saber se posso encontrá-los na paleta principal.

Se você puder encontrá-los na paleta principal, crie um espaço de trabalho do usuário com uma paleta chamada Flaminco Guitar e adicione os itens dessa paleta. Se o símbolo não estiver lá, você pode usar qualquer programa de desenho, salvar a imagem como um arquivo .PNG e arrastá-la para uma nota. Em seguida, pressione Ctrl + Shift e arraste-a para a paleta Flaminco Guitar. Nesse ponto, você pode usar a imagem ou o símbolo como qualquer símbolo padrão na paleta, exceto que talvez seja necessário ajustar sua posição e isso não afetará a reprodução.

In reply to by mike320

Ok, mike320, entendi perfeitamente sua explicação. Mas não sei criar o espaço de trabalho do usuário, para criar uma paleta Flamenco Guitar. O resto eu entendi, faço uma imagem PNG para cada símbolo desejado, associo essa imagem a uma nota da partitura, e depois Ctrl + Shift, arrasto a imagem para a paleta, Isso ficou perfeitamente entendido. Mas como faço para criar a categoria Flamenco Guitar dentro da Paleta Principal??
Grande abraço, amigo.

In reply to by ivansiqueira1

Para criar um espaço de trabalho do usuário, clique no sinal + na parte inferior das paletas ao lado de Básico ou Avançado. Escolha a opção na janela que aparecerá, incluindo um nome para o espaço de trabalho do usuário. Quando terminar, verifique se está visualizando esse espaço de trabalho. Seu nome será onde estava Básico ou Avançado, clique em uma dessas palavras se o espaço de trabalho do usuário não estiver selecionado e escolha seu espaço de trabalho personalizado.

Ao visualizar o espaço de trabalho do usuário, clique com o botão direito do mouse no nome de uma paleta (como dedilhados) e escolha Adicionar paleta. Você poderá nomear a paleta Flaminco Guitar ou qualquer outra coisa que desejar. Clique com o botão direito do mouse no nome da paleta e verifique se há uma opção Ativar edição para poder adicionar itens à paleta.

Se você deseja adicionar itens facilmente da paleta mestre, clique com o botão direito do mouse no nome da paleta e escolha as propriedades da paleta. Marque a caixa ao lado de Mostrar "mais elementos ..." Quando você olha para a paleta, agora verá ??? na última célula (ela sempre será movida para permanecer na última célula). Quando você clica nele, a paleta mestre é aberta e você pode arrastar itens diretamente da paleta mestre para a paleta do usuário.

In reply to by mike320

Bom dia , mike320, e a todos do Fórum!
Como sempre, sua explicação foi precisa, perfeita. Já criei uma área de trabalho, dei o nome de Meu Espaço, criei duas paletas - Blues Guitar e Flamenco Guitar - e já arrastei símbolos da paleta mestre para essas paletas personalizadas. Funcionando perfeitamente.
Mas, não encontro muitos símbolos para usar na paleta Flamenco Guitar, esse estilo de música é muito próprio, e os símbolos são específicos do estilo, e são inúmeros símbolos. Não vou pedir que você procure por esses símbolos porque seria abusar de sua boa vontade em ajudar, e sua generosidade.
Mas posso, eu mesmo, transformar alguns símbolos em outros. Exemplo, o sinal de fermata, aquela curva com o ponto dentro da curva, Se excluo o ponto, e fico apenas com a curva, isso é um símbolo de rasgueado flamenco. Então, como fazer para abrir um símbolo qualquer da paleta mestre para um editor de imagens( suponha o Paint do Windows), transformar o símbolo em outro símbolo no editor, e transferi-lo de volta para a paleta personalizada Flamenco Guitar? Se isso é possível, se puder me dar um guia para isso, agradeço demais. Abraço.

In reply to by ivansiqueira1

Mike320,
Acabei de ver que você já deu um guia para essa questão que coloquei no post acima. Você disse pra criar um arquivo PNG, coloca-lo em uma das notas da pauta, e depois transferi-lo para a paleta personalizada. Vou fazer isso que você explicou, depois retorno pra dizer como funcionou. Uma questão é saber qual o tamanho a usar no arquivo PNG ?? Não sei usar editores de imagens, só conheço o Paint, nunca usei PhotoShop, nem CorelDraw, nada disso sei usar. Mas vou por tentativas e erros lá no Paint mesmo rs rs , quem sabe funcione, porque os símbolos são apenas em fundo branco e escrita na cor preta, simples.

In reply to by ivansiqueira1

Estou colocando em anexo uma imagem de uns poucos compassos com alguns símbolos do flamenco guitar, apenas como exemplo. As notas da pauta não são nenhuma música existente, apenas coloquei notas em acordes para mostrar alguns símbolos. Mas não são apenas esses, são dezenas de símbolos. Observem a seta para cima(do rasgueado de quintillo) como fazer uma imagem dessa seta de modo que ela entre transparente por sobre as linhas da pauta? Quero dizer, qualquer imagem de uma seta em fundo branco vai tapar as linhas da pauta. Os símbolos de rasgueos , rasgueados, golpe, eu apenas desenhei sobre a partitura exemplo. Fiz essa imagem apenas para servir de exemplo a essa discussão.

Attachment Size
exemplo2.png 27.27 KB

In reply to by ivansiqueira1

Olá, mike320.
Está ocorrendo o seguinte. Eu criei alguns símbolos em arquivo PNG para minha paleta personalizada Flamenco Guitar. Consigo colocar o símbolo sobre as notas no Musescore, ele entra associado a uma nota, perfeitamente. Mas não consigo através de Ctrl + Shift arrastar o símbolo, da pauta para a paleta Flamenco Guitar. Ele não vai. O que pode estar ocorrendo?

In reply to by ivansiqueira1

Consegui arrastar o símbolo , sim, é que tem que apertar a tecla Ctrl + Shift e + o botão esquerdo do mouse do notebook, faltava isso. rs rs rs , não sou bom de computador rs rs rs.
E já fiz o teste, de arrastar o símbolo criado por mim, da pasta Flamenco Guitar para a pauta, e funcionou perfeito. Sua ajuda, mais uma vez, foi total! Obrigado. Agora é comigo, criar essa montanha de símbolos do violão flamenco no formato PNG. Haja trabalho e tempo!!

In reply to by ivansiqueira1

Será que existe uma maneira de fazer o caminho inverso, ou seja, como abrir um símbolo da paleta mestre em um editor de imagem, para modifica-lo lá no editor, fazer adaptações, etc. Tentei dar um Ctrl + C no símbolo da paleta mestre , mas não consigo. Existiria alguma forma de fazer upload de um símbolo para o editor de imagem?

In reply to by ivansiqueira1

kkkkk

Acordei dessa manhã para ver sua aventura na criação de símbolos Flaminco.

Infelizmente, não há como saber abrir um símbolo da paleta mestre e editá-lo em Paint (esse é o programa que eu também uso). Você pode usar a ferramenta de captura de imagem (que se parece com uma câmera) e tirar uma foto do símbolo depois que ele foi inserido em uma partitura. Essa imagem pode ser editada para uso no MuseScore como um arquivo PNG.

In reply to by mike320

Muito boa essa idéia que você me passou, Mike, abrir um PDF com uma partitura de flamenco que contenha os tais símbolos da escrita flamenca, capturar pela tecla Prt Sc, jogar na memória, e depois abre com CTrl + V lá no editor de imagens, e aí apenas crio os arquivos PNG com os símbolos desejados. Perfeita essa idéia. Vou fazer agora. Abraço.

In reply to by ivansiqueira1

Não deve ser necessário imprimir a tela inteira, a maioria dos visualizadores de PDF tem uma função Instantâneo semelhante à do MuseScore. É claro que não há nada de errado em tirar uma foto da página de partituras completa e usar uma peça para um símbolo e outra para outro símbolo.

In reply to by mike320

Mike,
Não sei o que é essa função instantânea nos visualizadores de PDF. Essa função permite capturar apenas um detalhe do PDF, uma parte específica do que está na tela? Não sei o que é isso. Quando você deu a primeira orientação, pensei que fosse captura de tela inteira com o uso da tecla Prt Sc.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.