Símbolos em partitura de violão

• Sep 5, 2019 - 02:05

Olá a todos!
Recentemente deparei com uma partitura de violão em que, aparece os símbolos conforme anexo.
Estes seriam relacionados a "meia pestana" e "pestana completa" e indicando a casa no violão.
Poderiam me informar como faço estes símbolos no Musescore?
Gostaria de saber também qual símbolo e como indico o sentido de tocar com a palheta (para cima ou abaixo) em uma guitarra por exemplo.
Muito obrigado!

Attachment Size
20190904_203603.jpg 166.52 KB
20190904_203622.jpg 47.77 KB

Comments

Eu já te vi nos fóruns em inglês antes e sugiro que você poste essa pergunta lá. Estou ciente de alguns guitarristas que poderão ajudá-lo.

Aqui está o que eu sei: você pode inserir símbolos da paleta principal no texto de uma linha, e é assim que você fará isso. Estes são sinais de barra. Não encontro o sinal da barra de 1/2, embora pareça o sinal que os americanos usam por centavos (cents).

In reply to by mike320

Bom dia mike!
Sim, eu sempre navego pelo fórum em inglês, embora eu não domino o inglês mas as traduções no Google me ajudam um pouco. Lá também tem sido de grande valia para mim na aprendizagem e domínio do Musescore. Vou postar esta dúvida por lá...
Precisamente em qual paleta estão estes símbolos que você argumentou?
Preciso saber também referente a arcada do violino (para cima ou para baixo), qual paleta?

Abraço amigo!

Bom dia a todos!
Amigo mjbarte, estive viajando a trabalho e hoje já em casa é que vi seu post sobre como usar símbolos no Musescore para representar a pestana , e também como usar símbolos para mostrar paletada para cima e paletada para baixo na guitarra. Bem, eu ainda estou aprendendo Musescore, o mike320 me salva quase sempre, você também me ajuda, mas quando não encontro um modo de fazer , vou me virando. Então, se servir minha dica, é apenas vontade de colaborar.

Para indicar paletada pra baixo e paletada pra cima, existem dois símbolos muito usados no rock, no blues, no jazz, no violão clássico, etc. A paletada pra baixo é um meio quadradinho, e a paletada pra cima é um V.
Coloquei no anexo um exemplo, uma escala de Re Menor pentatônica, muito usada no blues e no rock, e nas 4 primeiras notas você vai ver os símbolos que indicam paletada pra baixo e paletada pra cima.

Onde encontrar esses símbolos? Abra o menu Visualizar, depois Paleta Principal, e em seguida abra a paleta Símbolos. E aí você vai procurando pelo desenho dos dois símbolos, vai baixando a seta até encontrar um e o outro, como você sabe, são muitos símbolos, mas vendo a figura que eu anexei, fica fácil de encontrar os dois.

Pra indicar pestana, eu faço assim, clico na nota da partitura onde vou indicar a pestana, aperto Ctrl + T, e escrevo o texto dizendo onde é a pestana desejada, exemplo, se a pestana é na casa 5, escrevo C5, e digito agarrado com o C5 o underline até o ponto onde a pestana vai ser usada, então fica assim C5_____________.
Veja no anexo uma imagem capturada da música Spanish Fandango, que eu digitei no Musescore especialmente para você. Lá você vê C5_______________ e também C7________________. Veja na TABLATURA abaixo da pauta que onde uso pestana C5________ todas as notas são tocadas na casa 5, e onde uso a pestana C7__________ todas as notas usam a casa 7.

Bem, é uma tentativa de colaborar com o amigo, espero que possa funcionar. Qualquer dúvida, é só falar. Um grande abraço.

In reply to by ivansiqueira1

Olá ivansiqueira1 !
Obrigado pela dica. Tem outro caminho que descobri pelo menos para fazer os símbolos da pestana e meia pestana: Selecione uma nota ou pausa e ativando o atalho "Shift F9" > clique em Símbolos (último) > vá até a opção "Guitar". Lá você encontra estes símbolos também, inclusive o número da casa dentro de um círculo ok.
Você é do Brasil?

Abraço!

In reply to by mjbartemusica1

Olá, mjbarte,
Obrigado a você pela segunda dica. Esses símbolos eu uso muito, porque tudo o que escrevo é para partitura de violão, sejam músicas do fingerstyle, seja do clássico, blues, flamenco, gypsy jazz, e outros estilos.
Sim, sou do Brasil. Tenho duas profissões, aos 15 anos de idade me tornei profissional em música, montei uma banda de rock e comecei a tocar profissionalmente, toquei a primeira vez em um canal de televisão com essa idade. Mas fui para a universidade estudar Economia, e esta se tornou minha profissão verdadeira. As duas profissões vivem brigando, e eu apanhando k k k k k.
Abraço,

In reply to by ivansiqueira1

Sobre a paleta Articulações, os símbolos de palhetada para baixo e palhetada para cima, encontram-se nessa Articulações, só que eu acho que lá eles são de tamanho muito grandes, não é normal encontrar-se esses símbolos assim, mas de um tamanho menor, por isso indiquei procurá-los em Símbolos(geral), onde eles aparecem menores.

In reply to by ivansiqueira1

Amigo, bom dia!
No fórum em inglês descobri um trabalho pronto para estas pestanas e meias pestanas.
Embora eu não trabalho com estes tipos de partituras (meu instrumento é Saxofone). mas como professor de música preciso ter uma noção de tudo.
Veja este tópico e baixe o arquivo... Tudo pronto e ainda podemos editar a nosso gosto:
https://musescore.org/en/node/136976#comment-936507

Abraço!

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.