Desafio: Partitura para violão no Musescore

• Sep 10, 2019 - 12:28

Bom dia a todos!
Recentemente mais uma vez deparei com uma partitura de violão em que, depois de várias tentativas não consegui entender e realizar a digitalização desta partitura por conter várias vozes.
Poderiam me orientar por gentileza como seria realizado o processo? Qual nota pertence a qual voz?
Imagem anexo, esta um pouco desgastada com o tempo e com algumas anotações no entanto, há possibilidade de visualizar as notas do referido compasso.
Muito obrigado!

Attachment Size
Violão.jpg 844.19 KB

Comments

O segundo compasso no sistema abaixo do que você circulou na verdade fornece a melhor pista sobre quais vozes você deve usar, então vou falar sobre essa medida.

As duas mínimas estão na voz 2 ou 4 porque suas hastes apontam para baixo. As semínimas acima disso estão na outra dessas vozes (2 ou 4).

Se você olhar para a frente da partitura, verá uma linha musical aparecer. Essa parece ser a mesma linha que contém as semimínimas. Sendo esse o caso, eu colocaria os brancos na voz 2 e os pretos na voz 4. Prefiro sempre colocar notas nas vozes 1 e 2 e depois usar 3 e 4 quando necessário.

Isso deixa as outras notas na voz 1, porque você sempre tem notas na voz 1 e suas opções para notas com hastes apontando para cima são 1 e 3.

Uma observação sobre o compasso 1. Um dos restos ficou invisível, enquanto ainda é visível no segundo compasso no segundo sistema. Isso não deve importar para um guitarrista, ele ainda será tocado da mesma forma. Eu preferiria que o editor fosse consistente com isso.

In reply to by mike320

Boa tarde mike!
Você disse: "As duas mínimas estão na voz 2 ou 4 porque suas hastes apontam para baixo".
Observe que as hastes estão para cima e são 2 minimas pontuadas.
Pelo meu entendimento são as únicas que estão na voz 1 devido a posição da haste. A Semibreve talvez poderia estar também na voz 1, devido ao fato que não sabermos pela ausência da haste.

Fiz de tudo para realizar a edição deste trecho e continuar a partitura no entanto, realizei o procedimento somente no sentido gráfico. Fiz dois compassos com duas possibilidades:
* No primeiro desloquei as notas pelo inspetor
*No segundo compasso inseri um símbolo especial de uma semínima (última nota do compasso).
Porém, o Musescore executa de forma incorreta em relação a escrita. (Arquivo anexo).
Caso vc tiver tempo e desejar realizar este procedimento, peço que me ensina como fez ok

Obrigado mike!

Attachment Size
compasso violão.mscz 4.46 KB

In reply to by mjbartemusica1

Olá amigos,
Estive viajando a trabalho, cheguei ontem as 3:00 AM e já estou viajando novamente dentro de uma hora. Mas esse tópico muito me interessa. Com as explicações dadas pelo Mike, aprendi muito sobre isso de vozes. Mas vou falar muito rapidamente de como uso meu processo de escrever vozes para a escrita de violão/guitar. Talvez não seja o melhor, estou aprendendo, mas é como faço.

Na escrita de violão, a melodia usa hastes para cima, e a harmonia usa hastes para baixo, isso permite ao leitor da partitura identificar o que é melodia do que é harmonização da música. Nem sempre essa regra pode ser seguida, porque várias outras questões precisam ser observadas. Exemplo, e se a música tem duas melodias paralelas?

Acabei de digitar no Musescore uns compassos de uma composição - Mazurka-Choro - do maestro Heitor Villa-Lobos, Só digitei esses compassos, para servir de base do meu processo de digitar vozes. No anexo coloquei PNG:
Voz1.png - Digito a voz 1, a melodia da música, e coloco todas as haste para cima, usando a tecla X.
Voz2.png - Digito a voz 2 com as notas da harmonização, e coloco todas as vozes para baixo, usando a tecla X.
Voz3.png - Digito a voz 3, que nesse caso, são notas que formam uma linha de notas graves dos acordes, e usando a tecla X coloco as hastes para baixo.
Isso que fiz, é exatamente como a música foi publicada pela editora EDITIONS MAX ESCHIG - 48 Rue de Rome, Paris, uma das mais conceituadas editoras da Europa. Assim, sigo esse padrão, mas, como disse, nem sempre a escrita para violão pode ser feita assim.
Abraço, a todos.

In reply to by ivansiqueira1

Eu digitei esses 3 compassos, como se pode ver nos PNG, mas já deletei o arquivo .mscz, só fiz para mostrar o processo que utilizo. Tudo o que sei aprendi aqui com vocês, e particularmente com o Mike que me socorre sempre, uma ajuda de valor inestimável. Sempre penso que devo colaborar também, mas sei pouco ainda.

In reply to by ivansiqueira1

Não deixei isso claro, mas aludi a isso. Quando você tem notas na voz 1 e voz 2 ou 4, todas as notas nas vozes 1 e 3 mudam automaticamente para que as hastes apontem para cima. Além disso, as notas nas vozes 2 e 4 apontam para baixo automaticamente. Não há necessidade de alterá-los manualmente. Você obterá os mesmos resultados sem a necessidade de ajustar as direções da haste na voz 1. Você precisa ser paciente e confiar no MuseScore para fazer a coisa certa.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.