Partitura de violão: melodia e harmonia

• Sep 11, 2019 - 20:16

Olá, amigos,

Estou criando este tópico para buscar esclarecimento sobre como fazer melodias com hastes para cima e harmonia com hastes para baixo, é um tópico derivado de outro tópico, mas aqui para discutirmos detalhes das causas de por que em partitura de violão/guitar é tão importante o sentido das hastes.

Há minutos atrás, digitei a música Day Tripper, um famoso hit dos Beatles. Comecei a digitar, na voz 1, como a música começa, por uma linha de notas graves. Ao digitar essa linha, o Musescore coloca as hastes para cima, veja no anexo Day Tripper.acompanhamento.png. Mas, o fato é que essa linha, que continua por toda a música, é acompanhamento(harmonia) da canção, e, portanto, as hastes deveriam ser para baixo.

A melodia só tem início a partir do compasso 5. Então, digitei a melodia na voz 2, mas as hastes ficam todas para baixo também, mas é melodia e eu precisava colocar hastes para cima seguindo o padrão da escrita para violão. Então, usei a tecla X. Coloquei toda harmonia com hastes para baixo e melodia com hastes para cima. Veja o anexo Day Tripper-melodia.png.

Existiria algum modo de fazer isto diretamente, sem que seja manualmente. Como fazer o Musescore entender que o que estou digitando primeiramente é harmonia, de modo que ele coloque as hastes para baixo! Mas o Musescore não é um software especificamente dedicado ao vilão/guitar, ele pensa global, para os vários instrumentos e vozes humanas. Como fazer, sem ser manualmente? Se alguém souber...


Comments

In reply to by ivansiqueira1

Abri esse tópico, porque o sentido das hastes na escrita de violão/guitar é fundamental para a interpretação do instrumentista. Na melodia(hastes para cima) usamos o toque do tipo rest stroke(apoiando cada nota da melodia, o que quer dizer cordas pressionadas para baixo, enquanto o dedo que toca apoia na corda imediatamente acima), enquanto as notas da harmonia são executadas com o toque free stroke( sem apoio, o que significa dizer cordas pinçadas para cima). Isto é o que permite distinguir melodia de harmonia. O garoto que vai estudar violão aprende isso logo nas primeiras aulas. Assim, entender como fazer essa distinção de hastes para cima e hastes para baixo no Musescore é fundamental para violonistas e guitarristas.

In reply to by mjbartemusica1

Olá, mjbarte,
Essa questão de que harmonia usa hastes para baixo e melodia usa hastes para cima, é um detalhe primordial da música escrita para violão(classical guitar, fingerstyle), e que muito serve de guia para que o violonista destaque as notas da melodia das notas da harmonia. E como o violonista faz esse destaque? Como faz para que o ouvinte ouça a melodia diferentemente da harmonia? Usando rest-stroke na melodia e free-stroke na harmonia, são modos diferentes de atacar as notas, rest-stroke destaca mais as notas. Acho bom conversarmos aqui sobre isso, porque pode ser do interesse de outros violonistas que frequentam o blog.

Tudo o que faço no Musescore é sobre violão. Só digito música no Musescore para obter o arquivo PDF, nunca ouço o que digito no Musescore, uso o Musescore sem nenhum som, só obtenho os arquivos em .mscz para gerar o PDF correspondente, ou seja, o que desejo sempre é a partitura em um arquivo de texto(PDF). Por essa razão deleto tudo o que faço em .mscz, acabo de fazer o .mscz exporto para PDF e deleto o .mscz, automaticamente, guardando apenas os PDF, em seguida copio os PDF em papel. Mas vou lembrar, na minha próxima partitura, de salvar o arquivo .mcsz apenas para enviar para você.
Abraço!

In reply to by mike320

Olá, Mike,
Eu sei que essa questão de hastes para cima e hastes para baixo na escrita do violão(guitar) não é muito facilmente entendida por outros instrumentistas, porque é uma particularidade do violão. Um exemplo, a ópera Porgy and Bess, do genial George Gershwin, ainda que complexa, pode ter uma versão para violão, onde as hastes para cima representem a melodia, e as hastes para baixo representem a harmonia da música. No anexo coloquei um PDF com alguns compassos dessa música. Note-se que o compasso 4 é apenas condução harmônica, ainda que não contenham acordes, assim, as hastes são para baixo, já os compassos 5 e 6 são pura melodia, hastes para cima.
Por mim, esse assunto já pode ser encerrado. Tudo o que sei de Musescore aprendi com sua ajuda, e a gratidão é eterna.
Abç.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.