Contagem

• Sep 24, 2019 - 17:52

Como faço para criar compassos de contagem com wood blocks, como os existentes na partitura anexa.
Os compasso de contagem não ficam aparentes nos demais instrumentos quando desmarcamos o instrumento wook blocks.
Antes de cada estudo existe uma contagem não aparente.


Comments

Olá amigo!
Embora não toco violão ou guitarra mas entendi como muito interessante estes estudos, parabéns pela postagem do material.
Eu também não descobri como se procede a inserção deste instrumento, bem como não sei também como ocultaram os compassos iniciais dos estudos (melodia e tablatura). Percebe-se que a contagem inicia antes dos estudos, isso indica que os compassos iniciais dos estudos foram ocultados, mas como?
Só sei que acionando a letra "I" podemos ocultar ou mostrar a linha melódica do wood blocks, entendo ser "blocos de madeira".
A imagem foi inserida dentro de uma moldura?
Tempos nosso professor o mike que em breve creio que ele nos orienta referente a isso porque gostaria muito de saber como foi confeccionado estes estudos.

Obrigado!

Esta partitura tem a contagem inserida de uma maneira interessante. Nas duas primeiras bússolas, eles adicionaram um instrumento de bloco de madeira (wood blocks) e anotaram essas bússolas. Eles então tornaram os blocos de madeira invisíveis na caixa de diálogo de instrumentos (pressione i e você verá isso). Antes do terceiro compasso, eles adicionaram um quadro horizontal para o espaço para permitir o "1". para ser movido para lá, que foi inserido como texto do sistema. Para ocultar as duas primeiras bússolas do violão, ele clicou com o botão direito do mouse na medida e removeu o cheque de visível dos pentagramas 1 e 2 nas bússolas 1 e 2. Finalmente, ele adicionou a assinatura de tempo c ao terceiro compasso (o primeiro visível).

In reply to by mike320

Bom dia a todos
Acho que descobri o mistério destas contagens invisíveis na partitura, eu já fiz e deu certo.
Sigam os passos, as vezes pode ter mais de uma possibilidade de realizar mas deste jeito foi ok.

  1. Crie ou transcreva a obra musical que apresente a melodia, harmonia e todas as nuances normalmente. Logo após finalizada, insira dois compassos vazios antes do inicio da música.
  2. Use o atalho “I” (escolha de instrumentos) e na janela Comum mude para Banda Marcial.
  3. Clique na opção Percussão – Alturas Indefinidas, escolha Blocos de Madeira, Adicionar e ok.
  4. Na pauta deste instrumento selecione o primeiro compasso e ative a entrada de notas ou use o atalho ”N”. Neste momento é apresentado abaixo da área de trabalho o desenho de duas peças do Wook Blocks: A (agudo) e B (grave):
  5. Escolhendo uma das duas peças adicione duas figuras de mínimas e insira neste compasso.
  6. Faça o mesmo no segundo compasso, agora adicionando quatro semínimas. Saia do modo de inserção de notas ou tecle Esc.
  7. Selecione o(s) primeiro(s) compasso do(s) instrumento(s) na(s) pauta(s) acima onde inicia a melodia. Na paleta Molduras e Compassos Insira uma moldura horizontal neste local. Adicione novamente as fórmulas de compasso após as claves.
  8. Na pauta da melodia, selecione individualmente cada compasso vazio inicial e clique lado direito do mouse, selecione Propriedades do Compasso. Abre uma tela, desmarque a opção Visível e ok.
  9. Caso necessário também delete o nome do instrumento ao lado esquerdo da pauta.
  10. Acione o atalho ”I” e desabilite o instrumento Blocos de Madeira.
  11. Ative o menu Visualizar e desabilite Exibir molduras.
  12. Caso desejado realize os ajustes, detalhes e configurações da obra musical.
    Obs. A partitura iniciará com a contagem inserida porém, a pauta do instrumento Wook Blocks estará invisível e a música iniciará normalmente.
    Espero que eu esteja certo e posso ter ajudado.
    Me retornem argumentando se deu certo!!

Marcos

In reply to by julioduca

Neste procedimento não acontece nada com a clave ela não desaparece, realizei vários testes inclusive acabei de realizar um pequeno exemplo seguindo rigorosamente o roteiro que redigi anteriormente e deu tudo certo. No inicio da criação desta sua partitura, será que vc não esqueceu de incluir a clave?
Qualquer coisa me retorne novamente..

Attachment Size
Exemplo contagem.mscz 4.52 KB

In reply to by julioduca

Muito bacana seu trabalho!
Se todos doar um pouquinho de seu tempo para os menos favorecidos, o mundo teria mais alegria para eles, parabéns!
Sou Professor no Conservatório de Varginha MG. Ministro aulas de Teoria Musical, teclado, prática de conjunto e informática na música evidenciando atualmente o Musescore. Até o ano passado trabalhei com o Finale no entanto, pelo fato do Musescore ser em Português e gratuito, didaticamente é mais conveniente para os alunos.

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.