Caber tudo em uma pagina

• Oct 17, 2019 - 17:12

Ola, tenho uma partitura com 2 paginas, mas quando eu DIMINUO os pentagramas para caber em uma só pagina não da certo. Diminue mas continua em 2 paginas. como eu faço para ficar TUDO em UMA SÓ PAGINA??????


Comments

Você precisaria anexar a partitura (o arquivo .mscz) para obter uma resposta definitiva. Existem várias maneiras de reduzir o número de páginas.

In reply to by Anderson Bitencourt

Para anexar a partitura, responda a esta postagem e clique no botão "Choose a file" que será exibido. Uma nova janela será exibida e você poderá navegar para o seu arquivo e clicar em ok ou abrir ou qualquer que seja o comando nesse momento.

Provavelmente, existem 15 maneiras de fazer com que as partituras tenham menos páginas. Alguns são simples e alguns são complicados. Vou lhe dizer a maneira mais simples quando vejo suas partituras.

In reply to by Anderson Bitencourt

Finalmente!

Você inseriu quebras do sistema (que se parecem com retornos de carro azuis) e uma quebra de página (que se parece com um pedaço de papel azul). A quebra de página força uma nova página e deve ser removida para impedir uma nova página. Substituí-o por uma quebra do sistema e a pontuação está em uma página e as compassos parecem iguais às anteriores.

A sua foi uma solução simples. Métodos mais complicados incluem alterar a distância mínima e máxima do sistema, alterar o tamanho de tudo ou possivelmente apertar as compassos para que sejam menos amplas.

Existem outros métodos também, mas estes são os mais comuns. Infelizmente, ninguém traduziu o manual para o português, por isso não posso lhe indicar instruções em português e não falo português o suficiente para fazer a tradução. Eu confio principalmente no google para ler suas perguntas e escrever minhas respostas.

Attachment Size
Name_of_Names.mscz 16.36 KB

In reply to by Raissa Menezes

Raissa, aqui é o fórum em português mesmo. O Mike, na sua vontade de ajudar é que entrava de vez em quando e, mesmo sem saber a língua, tentava resolver os problemas.
Eu dei uma olhada no seu arquivo e consegui colocar tudo em uma única página. Para tal, selecionei toda a música (Ctrl+A) e fui pressionando { várias vezes.
Isto faz com que o espaçamento entre as notas seja comprimido. Note que há um limite para isto. A partir de um certo ponto o comando não vai funcionar, para evitar colisão entre as notas.

Attachment Size
Andante Lírico n°2_0.mscz 38.68 KB

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.