Uma partitura com pauta vinculada

• Aug 29, 2019 - 18:27

Recentemente tomei conhecimento deste tópico no fórum em inglês no entanto, a tradução esta um pouco confusa para mim.
Poderia explicar por gentileza a finalidade / objetivo e como usar ou montar esta pauta vinculada?
Pelas argumentações no outro fórum parece ser de grande valia!

Abraço!


Comments

Os pentagramas vinculados são usados quando você deseja exatamente as mesmas notas em duas pautas. Isso é útil principalmente para criar um pentagrama de guitarra e uma tablatura. Na caixa de diálogo de instrumentos (pressione i), você pode alterar o tipo de pentagrama entre os tipos padrão e uma variedade de tipos TAB (tablatura). Você pode inserir uma música usando notas e a tablatura será preenchida automaticamente ou você poderá inserir a tablatura e as notas serão preenchidas.

Algumas limitações são que ambas as pautas devem estar no mesmo instrumento. O botão Adicionar pentagrama vinculado é a única maneira de adicionar um pentagrama vinculado e, depois que os pentagramas estiverem vinculados, permaneça vinculado até você excluir um deles.

In reply to by mike320

Olá make!

Esta pauta vinculada com tablatura me interessa muito no entanto, até o momento não consegui realizar suas explicações:
Veja se estou fazendo o procedimento correto:
1. Abrir um arquivo novo
2. Escolha do instrumento (Violão acústico) por exemplo e adicionar
3. Clico no instrumento (Pauta 1)
4. Clico em Adicionar Pauta Vinculada. A pauta é adicionada
5. Realizo as demais configurações de tonalidade e fórmula de compasso
6. Quando aparece a partitura tem dois sistemas iguais (logicamente). Pois bem, clico lado direito do mouse em "Propriedade de Pentagrama / Partitura..." Tendo mudar de instrumento para "Violão Acústico (Tablatura) não acontece nada, as pautas ficam do mesmo jeito.
Se eu escolho "Guitarra Elétrica" e "Guitarra (tablatura)" com pauta vinculada, as mesmas aparecem normalmente no pentagrama porém, quando digito as notas na pauta comum nada aparece na pauta da tablatura abaixo.

Minha finalidade é realizar o que você explicou:
Você pode inserir uma música usando notas e a tablatura será preenchida automaticamente ou você poderá inserir a tablatura e as notas serão preenchidas.

Desde já agradeço mais uma vez.

Abraço!

In reply to by mjbartemusica1

Você deve alterar o tipo de pauta na caixa de diálogo de instrumentos (pressione i) e selecione pentagrama 1 ou pentagrama 2 e altere o tipo de pentagrama de padrão para TAB se você tiver dois pentagramas padrão. Observe que é possível adicionar uma tablatura como instrumento e o tipo de pentagrama será TAB: xxx para os dois pentagramas quando você adicionar um pentagrama vinculado, e será necessário alterá-lo para padrão. Pode ser possível alterar o tipo de pentagrama nas propriedades de pentagrama / peça, mas não sei como e é tão fácil usar a caixa de diálogo de instrumentos.

P.S. Meu nome é Mike

In reply to by mjbartemusica1

Eu estou criando uma música e quando acrescentei a pauta da clave de fá no instrumento de piano, tudo o que está escrito na pauta de cima (da clave de sol), está sendo repetido automaticamente para a pauta de baixo (da clave de fá), como faço para simplesmente deixar a pauta em branco para que eu possa continuar escrevendo abaixo dela?! Detalhe eu tentei fazer o que o rapaz lá de baixo explicou, alterar o tipo de pauta mas só aparece normal para mim, será possível que eu vou ter que acrescentar um outro instrumento (piano 2 por exemplo) e acrescentar somente a pauta da clave de fá?! é assim que funciona?

Attachment Size
ANYTHING_BUT_ORDINARY.mscz 14.5 KB

In reply to by Pedro Trindade

Consegui resolver, o que o rapaz quis dizer é que: O tipo de pauta que devemo selecionar não é a pauta vinculada mas sim ao invés de clicar em "Adicionar pauta vinculada", devemos acrescentar uma pauta (sem ser vinculada mesmo), é só fazer o seguinte: Na barra de menus clique em: Editar > Instrumentos, ou pressione a tecla "I" (\i) do teclado. Na janela que abriu ("janela Instrumentos"), ao lado direito podemos ver uma estrutura do tipo tabela, nela clique na pauta do nome do instrumento que você está usando (no meu caso piano é o instrumento, e eu cliquei na opção da lista - ou tabela, que possui o nome Pauta 1) e note que no meio da janela na parte inferior, foram habilitadas as opções: "Adicionar Pauta" e "Adicionar Pauta Vinculada", se você adicionar uma nova pauta, ela será independente e você poderá editá-la como quiser, se você acrescentar uma pauta vinculada, elá será editada juntamente com a outra pauta existente! ATENÇÃO! não esqueça de escolher a clave desta pauta que você irá usar! No meu caso eu escolhi Clave de Fá (que foi selecionada automaticamente pelo "Musescore")!

In reply to by Pedro Trindade

Olá Pedro!
Fui eu que inseri este tópico.
Esta sua explicação final foi de grande valia. Quando adicionamos um pauta vinculada, automaticamente é agregada a clave de Fá. Será que teria algum comando ou configuração para que possamos escolher a clave antecipadamente sem precisarmos realizar a troca após a mesma ser apresentada na partitura? Assim, toda vez que adicionamos uma pauta vinculada já estaria lá a clave de nossa preferência (no meu caso a clave de sol).
Vamos ver se conseguimos movimentar este fórum, pois esta muito quieto em comparação ao fórum em inglês.
Abraço!!

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.