Sistema Gráfico Geométrico de Notação Musical: busca por parceiros desenvolvedores para implementação no Musescore

• Nov 29, 2021 - 02:13

Saudações a todos aos membros e desenvolvedores da comunidade Museoscore!!!

Meu nome é Célio Guiga, atuou há 20 anos como músico e educador musical no estado de Minas Gerais/ Brasil. Venho desenvolvendo, há alguns anos, um sistema teórico de leitura de alturas: O Sistema Gráfico e Geométrico de Notação de Alturas que permite a fixação das alturas dos graus da escala simultaneamente ao dos nomes das notas.

O sistema GGNA, que foi desenvolvido por mim, baseia-se numa releitura do método de teoria musical desenvolvido pelo filósofo e educador musical Jacques Rosseau. No sistema de proposto por Rosseau, o posicionamento das notas no pentagrama era determinado por números, que segundo aquele autor, seriam a maneira mais obvia de assimilar da ideia musical das alturas. Visto que, no sistema tradicional, a associação entre a altura real e a respectiva posição ocupada por cada nota dentro do pentagrama não são imediatas e acaba envolvendo uma série de operações mentais de dedução lógica difícil que, por vezes, fazem travar o desenvolvimento da leitura melódica - principalmente se considerarmos os músicos iniciantes.

Outra dificuldade encontrada no sistema tradicional de notação musical que espero ser contornada pelo o uso do SGGNA, é a identificação e a associação imediata do lugar hierárquico da nota dentro aos graus de uma escala de sons (recurso tão caro ao estudo da harmonia e da improvisação), pois o sistema tradicional de notação não permite diferenciação hierárquica entre graus entre as alturas das notas musicais com a simples leitura do pentagrama imediatamente com a leitura, dificultando a visualização e a operacionalização entre as alturas das notas musicais e seu posicionamento hierárquico dentro de uma escala.

Diante destes motivos, gostaria de pedir o auxílio a algum dos desenvolvedores da comunidade para implementar este recurso na nova versão do Mus escore, visto que ele tem colaborado com o aprendizado e desenvolvimento da leitura de diversos alunos, e ainda mais, acelerando o processo de fluência e de compreensão musical dos músicos .

Algum de membro da comunidade teria interesse em me auxiliar nesta missão.

Agradeço pelo retorno!

Célio Guiga

Do you still have an unanswered question? Please log in first to post your question.